top of page
Banner_Novo_Clube2.png

Um projeto, muitas mãos!

A história

A história do clube Caixeiros Viajantes começa a ser escrita na dé­cada de 1880 quando, por consequência de uma enchente no rio Caí, seis caixeiros viajantes ficam retidos na cidade de Feliz e fomentam o desejo de criar uma associação de encontro, recreio, ajuda e defesa dos inte­resses do grupo. O local escolhido como sede da associação foi a cidade de Porto Alegre, mais precisamente o mato Mostardeiro, utilizado pelos viajantes como local de acampamentos e refeições.

 

Formalizado em 26 de dezembro de 1885 com a criação do “Mus­terreiter Club”, traduzido literalmente como “Clube dos Cavaleiros de Amostras”, o clube nasce como sede de recreio e ajuda aos caixeiros via­jantes que passavam pelo Estado do Rio Grande do Sul. A associação de origem predominantemente germânica teve Albrecht Lorenz como pri­meiro presidente.

 

Em terreno contíguo, do outro lado da Rua Mostardeiro, instalou-se em 1894 o Prado Independência, embrião do atual Jóquei Club do Rio Grande do Sul. Em outra área lindeira, do outro lado da Rua dos Atiradores (atual Rua Padre Schoeler), passou a localizar-se à partir de 1904 o Grê­mio Foot-Ball Porto Alegrense que, por muitos anos, utilizou as depen­dências do Musterreiter Club, com características da arquitetura colonial alemã, como vestiários e salões de festa.

 

Em 1913 foi lançado o livro intitulado “Riograndenser Musterreiter”, contando parte da história da imigração alemã no Rio Grande do Sul e, em especial, dos grupos de caixeiros viajantes, com diversas ilustrações. Um dos capítulos do livro celebrava os recém completados 25 anos de existência do nosso clube.

 

O crescente surgimento de sociedades de caixeiros viajantes pelo estado fez com que, em 1936, através da fusão do “Musterreiter Club” com a “Associação Serrana dos Caixeiros Viajantes” (fundada em 1932), surgisse a “Associação Sul-Riograndense dos Viajantes Comerciais”, o Clu­be Caixeiros Viajantes, como é conhecido. Em 1942, o clube recebeu a adesão da Sociedade de Tiro de Porto Alegre (fundada em 1869).

 

Na época da Segunda Guerra Mundial, algumas complicações marcaram a história do clube. Pelo fato da associação ter predominância germânica entre seus sócios, foi decidido retirar o busto em homenagem a Otto von Bismarck - erguido em 1902 - por medo de retaliações e, de acordo com a lenda, o enterrar sob as ár­vores do clube em um local atualmente desconhecido, deixando apenas o memorial que ainda resiste depois de 120 anos. Em 30 de ou­tubro de 1966, um grande incêndio destruiu a sede e toda documentação histórica do clube Caixeiros Viajantes.

 

Felizmente, na década seguinte, o clube Caixeiros Viajantes reer­gue-se imponente em seu terreno situado em uma das mais valorizadas áreas de Porto Alegre. Além da nova sede social, várias outras benfeito­rias foram concluídas para satisfazer as crescentes necessidades do seu quadro social. Hoje, o clube Caixeiros Viajantes, na marca dos seus 137 anos de existência, projeta-se para o futuro, a fim de continuar por muitos anos contribuindo para a formação, lazer e qualidade de vida das futuras gerações.

O projeto

 

O ano: 2017. Empossada a nova Diretoria Executiva, havia a necessidade de estabelecer novos rumos para o Caixeiros Viajantes. Foi proposto o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico, para pensar um clube que fosse além da gestão que assumia para o período de dois anos. Pensar um clube para as próximas gerações.

Foi realizada, no dia 28 de janeiro, uma oficina para redefinição da Missão, da Visão e dos Valores a serem doravante adotados pelo Clube, com a participação dos associados.

A partir dos resultados da oficina, foi deliberada a contratação de empresa de consultoria especializada para a realização de estudos sobre a adequação espacial, funcional e mercadológica do clube, com apresentação de propostas que possibilitassem, ao clube, reverter o grave quadro financeiro e permitisse investimentos nas melhorias necessárias.

O ano: 2018. Em março foi assinado contrato com a empresa 3C Arquitetura e Urbanismo. Ao longo do ano inúmeras reuniões com a diretoria, funcionários, bem como levantamentos de dados e de campo foram feitos.

A partir dos estudos, foi elaborado o Plano Diretor Caixeiros 2030, apresentando 5 propostas de intervenção. 

8082_635be1e88f937.png
8082_635be20b99e2f.png

O ano: 2019. Ano de debates e análises na Diretoria Executiva, em função da complexidade das propostas apresentadas. O Plano Diretor foi oficialmente apresentado em reunião do Conselho Deliberativo.

8082_635bfbeb53e44.png

Cenário Proposto no Plano Diretor

8082_635bfc04247fa.png

Cenário Escolhido

O ano: 2020. Face a algumas indefinições e ao agravamento das condições financeiras, somadas ao início do período mais grave da pandemia da Covid-19, que obrigou, inclusive, ao fechamento temporário do clube, a Diretoria Executiva optou por levar adiante o projeto, por meio de um acordo com a empresa interessada, para a apresentação de um projeto executivo para a construção de prédio residencial/comercial na forma de permuta por melhorias nas áreas do clube. Novamente em função da pandemia, o projeto restou sobrestado.

O ano: 2021. Já sob a nova Diretoria Executiva, empossada em abril, novos estudos foram feitos por uma comissão nomeada pelo Conselho Deliberativo, com a participação de escritório de advocacia especializado em direito imobiliário e de arquitetos associados.

Dos estudos resultou a elaboração e publicação de Edital de Concorrência Privada, ofertando a permuta de área do clube em troca da construção de um novo clube, conforme projeto elaborado pela comissão. Esse Edital foi entregue para 8 incorporadoras, no qual receberam prazo até março de 2022 para entregar propostas.
 

O ano: 2022. O prazo foi estendido em 1 mês, abril de 2022, para entrega de projetos a pedido das incorporadoras, sendo que das 8 que receberam o Edital, 4 empresas apresentaram 7 projetos conforme especificações do Edital.

A Diretoria Executiva, em comum acordo com a comissão, decidiu que somente os 3 melhores projetos seriam levados para apreciação do conhecimento do Conselho Deliberativo, para que este aprovasse apenas um a ser apresentado para a Assembleia Geral, para decisão final quanto à proposição.


Em agosto, na reunião do Conselho Deliberativo em que os projetos foram apresentados pelas próprias empresas, houve decisão unânime por um dos projetos de permuta do prédio da sede social por um clube totalmente novo com 15.600m², que será apresentado na Assembleia Extraordinária no próximo dia 28 de novembro.

foto.jpg

O Novo Clube

8082_635bf1c0ab0d3.jpg

Salão Social

1971_CC_Bolao.jpg

Pistas de Bolão

1971_CC_Quadra.jpg

Ginásio Poliesportivo com Arquibancada

1971_CC_Hall.jpg

Hall de entrada com pé-direito duplo

1971_CC_Piscina.jpg

Piscinas de Natação e Hidroginástica

1971_CC_Fitness.jpg

Academia

Uma história que fará história no novo Caixeiros Viajantes que está por nascer!

 

whatsapp-logo-1.png
bottom of page